©  by IFAP. All rights reserved.

Por Johny Mange

 

 

                 6 – Andar com Deus. Enoque andou com Deus, e Deus o tomou para Si; quer dizer, trasladou-o: removeu-o da Terra sem provar a morte (Gn 5.24; Hb 11.5). “Andar com Deus” é levar uma vida justa, santa, obediente, humilde – a serviço do Senhor! É ser sóbrio, vigilante e fugir desta geração perversa! (At 2.40). É andar na contramão do mundo em todos os sentidos (Lc 6.26), quer na guarda do interior (Mt 15.19; Pv 4.23), quer no amor (1Co 13.1-3; Mt 22.37-39), quer no vestir (Dt 22.5; 1Tm 2.9,10), quer no se apresentar (1Pd 3.3-5; Jr 4.30), quer no linguajar (Tt 2.8), quer na pontualidade (Cl 4.5), quer nas decisões (Tg 1.8), quer no testemunho (Mt 5.14-16), quer no uso da língua (Tg 3.1-12), etc.   É alcançar testemunho diante do Todo-Poderoso (Hb 11.5).

 

 

 

Conclusão

              Dick Hills, fazendo um apelo à evangelização dos povos, manifestou: “Todo coração que tem Cristo é um missionário, e todo coração sem Cristo é um campo missionário”. Que tremendo!

                “Como, pois, invocarão aqu’Ele em quem não creram? E como crerão naqu’Ele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o Evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas” (Rm 10.14,15). O Senhor está à sua procura para levar a Palavra. Está pronto a dizer: Envia-me a mim? (Is 6.8).

 

 

 

Glossário

 

Benfazejo: Benefício; favor; ato benigno; ato generoso.

 

Porquanto: Pois, porque.

 

Senhorio: Direito de autoridade; domínio.

 

Capacitativo: Aquele que capacita; que dá capacidade.

 

Cabalmente: Completamente; perfeitamente.

 

Mediante: Por meio de.

 

Logo: Portanto; por isso.

 

Ferrenha: Dura; rigorosa.

 

Decapitar: Cortar a cabeça de (por ordem superior); cortá-la por sentença judicial ou por vontade de uma autoridade. Não se confunde com degolar, que é cortar (pode ser mediante um golpe profundo) a garganta ou o pescoço por qualquer motivo.

 

Antiquíssimo: Muito antigo; antiguíssimo.

 

Ascendeu: Subiu; elevou-se; foi promovido. Escreve-se com sc. Não se confunde com acendeu (sem sc), que é pôs fogo, provocou incêndio; incendiou.

 

Implementava: Fazia entrar em vigor; punha em prática; executava.

 

Retinha: Tinha firme; conservava em si; mantinha.

 

Alavancou: Proporcionou o aumento; estimulou; deu o impulso necessário.

 

Incinerou: Sentido fig. – Espalhou-se; propagou-se.

 

Consequentemente: Por consequência; consequentemente.

 

Grupos étnicos: Pessoas que se identificam por partilhar da mesma língua, dos mesmos caracteres somáticos e da mesma tradição cultural.

 

Aglomerado: Amontoado; acumulado; ajuntamento.

 

Ei-los: Eis eles; olhai eles; eis os; olhai os.

 

Destemidos: Corajosos; sem medo.

 

Manejar: Mover, executar; ter conhecimento dela; exercitá-la.

 

Mancebo: Jovem; rapaz; o que está em plena juventude.

 

Sem-número: Número grande; indeterminado; sem medidas. Não se confunde com sem número (sem hífen), que equivale a sem marcação numérica.

 

Ávido: Que deseja ardentemente; ansioso. 

 

Voltar à Página Anterior.

DEUS EM BUSCA DOS HOMENS