Conclusão

A salvação na Tribulação é ensinada não com o objetivo de a humanidade deixar de arrepender-se e recusar a salvação oferecida por Jesus Cristo nos dias atuais. Que esta geração porfie por encontrar-se com o Senhor Jesus e ir às mansões celestiais no Arrebatamento da Igreja! (1Ts 4.16,17; Jo 14.1-3). Se hoje já é difícil professar a fé genuína entregue aos santos do Senhor, quanto mais naqueles dias em que o império do mal dominará desenfreadamente! (Ap 12.9,12,17; cap. 13).

Este é o momento da oportunidade. A Bíblia salienta que hoje é “o dia da salvação e o tempo aceitável” (2Co 6.2). Os homens devem largar o engano do pecado “no tempo que se chama Hoje” (Hb 3.13) e “buscarem o Senhor enquanto se pode achar” (Is 55.6). O Todo-Poderoso anuncia “agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (At 17.30), pois Ele sabe, em sua presciência, os horrores e as aflições que os seres humanos passarão na Grande Tribulação. Um ditado ressalta: “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.

Todavia, para aqueles que não subirem no Arrebatamento, indiscutivelmente, é provado que haverá oportunidade de salvação na Grande Tribulação. Nesse tempo, judeus e gentios — ainda que com terribilidade, dificuldade, dureza; sob bárbaras, desumanas, atrozes, pungentes, dolorosas e cruéis perseguições, torturas e martírios (Dn 7.21; Mc 13.19,20 Ap 13.7,10; 18.24; 20.4) — através da pregação do Evangelho (Ap 14.6,7; Mt 24.14) e unicamente pelo Sangue do Concerto Eterno, terão oportunidade de arrependerem-se e serem salvos (Hb 13.20; Ap 7.14).

Os mensageiros do Senhor desejam ardentemente, nos dias de hoje, que os perdidos corram para os pés de Cristo, abracem a vida eterna e estejam preparados para subirem no Arrebatamento. Entretanto, a Palavra de Deus não pode ser negada. Não se deve esconder a verdade sobre os Santos da Tribulação. Quem é o homem para contender com Cristo, o Salvador? “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” (Is 45.9).

Quer aos judeus, quer aos gentios — quem negar ou omitir a oportunidade de salvação após o Arrebatamento da Igreja vai contra a verdade do Evangelho e cairá sob a ira de Deus: E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da Árvore da Vida, e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro (Ap 22.19).

Os Santos da Tribulação